03 setembro 2010

Por que eu amo minha cidade

,

Salvador é a cidade comumente conhecida pelo carnaval, bares, praias, pagode e garotas que andam por ai com mini-shorts faça chuva ou sol.

Eu vou te dizer aqui com todas as letras por que eu amo minha cidade.

Salvador é uma cidade única, aqui você vai encontrar de quase tudo. É pequena se comparada com as grandes metrópoles mas dá para se perder. Você vai encontrar todo tipo de contradição, mas é isso que a torna única.

Por coincidência, eu estava limpando minha caixa de e-mail e vi um de uma moça que criticava "Os Normais" por uma piada preconceituosa sobre baiano.

Vou contar algo a vocês "Senhores Paulistanos", se vocês vivessem aqui, viver mesmo, como muitas pessoas, jamais abririam a boca para fazer piada alguma. Ao contrário, os baianos deveriam fazer piada da "nobre" cara de vocês, já que "Sampa" é uma cidade constituida de prédios e mais nada. Quando muitos dos paulistanos estão em busca de férias, a grande maioria vem para as cidades do Nordeste.

Então meus caros, deixa eu te dizer de verdade o que é ser baiano e não tem nada haver com ser preguiçoso. Por que baiano, como todo brasileiro luta para por comida na mesa.

Baiano levanta cedo, muitas vezes atrasado por que quis dormir mais um pouco. Ele mal toma café. Na ida para o trabalho já é uma tortura pois o sistema de transporte de sua cidade não é dos melhores, pega o "buzu" lotado daqueles que tem gente até com o corpo na janela, trabalha um dia inteiro, chega em casa só quer descansar,

No fim de semana o baiano vai em busca do que vocês INVEJOSOS não podem ter, PRAIA. Sim, por que aqui em Salvador você pode estar onde estiver, mas é sempre perto do nosso adorado mar. Ai ele bebe, fala manso e curte seu pagode.

Chega o fim do mês ele não tem dinheiro mais pra nada e ai pegar no batente recomeça. Salvador não tem grandes projetos para por os jovens no mercado de trabalho, você vê meninas de 15 anos grávidas, as escolas estão em péssimas condições, ser alguém aqui é dificil.

Ai vocês me perguntam, como você ama sua cidade falando tudo isso dela?

Por que as pessoas aqui apesar de todas as adversidades, da maré estar sempre contra elas, o queixo continua erguido. Minha cidade tem história, ela tem fundamentos, na minha cidade tem BRASILEIROS. Dificil alguém vir a Salvador e não se sentir bem, lógico que a geografia ajuda muito, mas a essencia da minha cidade é essa.

Como em todo o Brasil nela existe segregação, mas que não seja por isso. Nem tudo é determinantemente perfeito. São Paulo então...


Este texto não foi escrito desenjando ofender os paulistas ou paulistanos, é apenas uma crítica a este preconceito enraizado. Até por que, tenho muitos amigos do estado de São Paulo. Para toda regra existe excessão.

1 comentários:

  • 5 de setembro de 2010 13:53
    Lai says:

    uhuuulll!!!!! post maneiro!!! O Nordeste, a Bahia, a cidade de Salvador são minhas paixões e defendo-as de quem se atrever a falar mal!!

    Ps.: Seu blog tá lindo!!! Gostei mto do novo visú dele. rsrsrs Bem melhor do q akele sem gracinha de antes rsrsrs.

 

Patrícia, mas conhecida como "Vivi" Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger Templates